COMO FAÇO PARA TRABALHAR NA ITÁLIA?

A Itália é um dos países que mais atrai brasileiros por conta da qualidade de vida, culinária, suas lindas cidades, e por último e não menos importante (não mesmo): A possibilidade de ganhar o salário em Euros. Contudo, o salário mínimo na Itália não é estabelecido por lei e sim por contrato.

Como funcionam esses contratos?

Na Itália, o contrato é chamado de Contratto di lavoro, que pode ser dividido em dois: Contratto di lavoro a tempo determinato e Contratto di lavoro a tempo indeterminato.

Este contrato, como diz o nome, vale para um período de tempo específico. As empresas italianas costumam usar esse tipo de contrato quando precisam aumentar a mão de obra por um ciclo limitado, aliás, este é o tipo de contrato mais utilizado na Itália. A aqueles que estão se perguntando se o Contratto di lavoro a tempo determinato pode ser renovado, a resposta é sim! Mas é preciso seguir algumas regras: Sua duração inicial precisa ser inferior a três anos e assim ele poderá ser renovado, no máximo, até cinco vezes.

Já o contratto di lavoro a tempo indeterminato, por outro lado, possui uma data para terminar, ou seja, é o contrato que todos desejam e que pode durar o resto de sua vida! (Caso você e seu empregador queiram, claro).

Os direitos desse contrato são semelhantes ao de tempo determinato, porém, o empregador só poderá demitir o funcionário por justa causa.

E trabalhar sem contrato?

É uma hipótese que você não deverá considerar. Existem muitos imigrantes que encontram-se em situações irregulares e podem achar difícil recusar uma oferta de emprego, até porque o salário será pago em Euros. Contudo, os contrattos di lavoro contam com a garantia de acesso aos seus direitos como trabalhador, como pagamento em dia (ou se não ocorrer, terá a algum servidor a quem reclamar), amparo, caso algum acidente aconteça no trabalho e comprovantes de renda.

Ok! mas como eu faço para encontrar um emprego na Itália?

Primeiro de tudo, elabore um currículo em Italiano, entre em sites de empresas italianas e mande, contato por e-mail, ligue para saber mais informações, pois muitas corporações italianas – em especial as multinacionais – abrem muitas vagas de trabalho para estrangeiros.

Deixe uma resposta